sexta-feira, 5 de março de 2010

Os cinco Cs da cinematografia - Técnicas de filmagem

Autor: MASCELLI, JOSEPH V.
Tradutor: MARCOANTONIO, JANAINA
Editora: SUMMUS
Assunto: CINEMA

Leia um trecho do livro

A cinematografia vive um momento de rápidas transformações. O surgimento de novas tecnologias, as atualizações constantes das câmeras analógicas, o aparecimento de inúmeras câmeras digitais, os novos sensores e o aperfeiçoamento das lentes fazem surgir a “cameramania”. Mas todos esses recursos não bastam para transformar um roteiro numa obra cinematográfica. No livro Os cinco Cs da cinematografia – Técnicas de filmagem, lançamento da Summus Editorial, o diretor de fotografia americano Joseph Mascelli, morto em 1981, apresenta os conceitos e as técnicas consagradas da cinematografia.

Com revisão técnica do cineasta Francisco Ramalho Jr. e prefácio de Lúcio Kodato, presidente da Associação Brasileira de Cinematografia, a obra é ilustrada com mais de 500 imagens e foi lançada originalmente em 1965. O texto de Mascelli transformou-se na bíblia daqueles que fazem cinema e continua atualíssimo até os dias de hoje. Indicado para diretores, editores, produtores, alunos e professores de cinema, mostra os vários aspectos envolvidos na filmagem de uma história, sempre com foco nos cinco Cs – câmera: ângulos, continuidade, corte, closes e composição. “Fazer um filme é muito mais do que colocar um rolo numa câmera e expor a imagem corretamente”, afirma o autor. O objetivo, diz ele, é revelar as muitas formas pelas quais uma narrativa pode ser filmada, com a garantia de que as imagens sejam editadas para compor uma história interessante, coerente e que flua com suavidade.

Um dos maiores clássicos do gênero nos Estados Unidos, a obra fundamenta a linguagem cinematográfica com sua gramática básica, mas ao mesmo tempo avançada, e seus princípios e regras, permitindo o domínio do ofício sem o qual um filme não pode existir. Dividido em cinco capítulos, o livro reúne informações sobre os melhores procedimentos para a produção de um filme. Entre os temas abordados estão: tipos de ângulo, tempo e espaço cinematográfico, técnicas de filmagem, continuidade direcional, regras de composição, ponto de vista, altura e ângulo de câmera, cenas máster, tipos de edição e direção da imagem. “O livro estabelece com clareza os cinco conceitos básicos do cinema, mostrando como fazer cinematografia”, afirma o cineasta Francisco Ramalho Jr.

(fonte: Summus Editorial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário